Virtualização

O que é Virtualização?

A virtualização é uma tecnologia que permite criar serviços de TI valiosos usando recursos que tradicionalmente estão vinculados a um determinado hardware. A virtualização permite que o usuário use toda a capacidade de uma máquina física ao proporcionar a distribuição dos recursos entre diversos usuários ou ambientes.

Em termos práticos, a virtualização funciona da seguinte maneira: imagine que você tenha três servidores físicos, cada um com finalidades específicas. O primeiro é um servidor de e-mail, o segundo é um servidor web e o terceiro executa aplicações legadas internas. Você utiliza cerca de 30% da capacidade de cada servidor (apenas uma pequena fração do potencial de execução). No entanto, como os aplicativos legados ainda são importantes para as suas operações internas, você é obrigado a manter esses aplicativos, assim como o servidor que os hospeda, certo?

Tradicionalmente, sim. Muitas vezes, era mais fácil e confiável executar tarefas individuais em servidores individuais: um servidor, um sistema operacional e uma tarefa. Não era fácil dar vários “cérebros” a um único servidor. Porém, com a virtualização, você pode dividir o servidor de e-mail em dois servidores únicos, capazes de processar tarefas independentes. Assim, é possível migar as aplicações legadas. Trata-se do mesmo hardware, mas utilizado de forma mais eficiente.

Para aumentar a segurança, você pode dividir o primeiro servidor novamente para que processe uma outra tarefa, aumentando o aproveitamento de 30% para 60% e, por fim, para 90%. Depois disso, os servidores que agora estão desocupados podem ser reutilizados em outras tarefas ou ter o seu uso descontinuado de vez para reduzir os custos de refrigeração e manutenção.

Para isso, existe a InnAdvisor. Prestamos consultoria para hosts em nuvem pública, nuvem privada, nuvem híbrida e servidores físicos. Peça uma consultoria conosco.

Dúvidas?

Flexível é o termo, podendo se adaptar a quantidade de servidores disponíveis. Algumas provedoras de cloud podem se integrar ao cluster e usar somente os números de servidores necessários para sua carga, isso faz com que seu custo se torne dinâmico, e durante a noite custe menos, garantido disponibilidade total e ainda gerando mais riqueza ao seu produto.

Há vários tipos de camadas de rede, essa camada gera um overhead na comunicação usando um pouco mais dos recursos do servidor, porém o cluster fica totalmente segura. Esse overhead pode ser suavizado melhorando a qualidade do hardware.

Podemos instalar o cluster diretamente no hardware. Dependendo da  carga podemos economizar em até 50%, as vezes usar bare metal é melhor. A AT&T está migrando os clusters dela para usar diretamente no hardware, alcançando uma performance incrível.