Kubernetes
O que é Kubernetes?
O Kubernetes, ou “kube”, para aqueles que gostam de ser concisos, é uma plataforma open source que automatiza as operações dos containers Linux. Essa plataforma elimina grande parte dos processos manuais necessários para implantar e escalar as aplicações em containers. Em outras palavras, se você desejar agrupar em clusters os hosts executados nos containers Linux, o Kubernetes ajudará a gerenciar esses clusters com facilidade e eficiência. Esses clusters podem incluir hosts em nuvem pública, nuvem privada, nuvem híbrida e servidores físicos.
Originalmente, o Kubernetes foi criado e desenvolvido pelos engenheiros do Google. O Google foi um dos pioneiros no desenvolvimento da tecnologia de containers Linux. Além disso, a empresa já revelou publicamente que tudo no Google é executado em containers (inclusive, essa é a tecnologia por trás dos serviços em cloud da empresa). O Google gera mais de 2 bilhões de implantações de containers por semana, viabilizadas por uma plataforma interna: Borg. O Borg foi o antecessor do Kubernetes. As lições aprendidas ao longo dos anos de desenvolvimento do Borg foram a principal influência para o desenvolvimento da tecnologia do Kubernetes.
A principal vantagem que as empresas garantem ao usar o Kubernetes, especialmente se estiverem otimizando o desenvolvimento de aplicações para a cloud, é que elas terão uma plataforma para programar e executar containers em clusters de máquinas físicas ou virtuais. Em termos mais abrangentes, com o Kubernetes, é mais fácil implementar e confiar totalmente em uma infraestrutura baseada em containers para os ambientes de produção. Como o propósito do Kubernetes é automatizar completamente as tarefas operacionais, ele permite que os containers realizem muitas das tarefas possibilitadas por outros sistemas de gerenciamento ou plataformas de aplicações.
O Kubernetes é uma tecnologia open source. Por isso, ele não conta com uma estrutura de suporte formal em que as empresas podem confiar totalmente. Problemas com a implantação do Kubernetes durante a execução no ambiente de produção podem representar uma grande dor de cabeça para você e os seus clientes.
Para isso, existe a InnAdvisor. Prestamos consultoria para hosts em nuvem pública, nuvem privada, nuvem híbrida e servidores físicos. Peça uma consultoria conosco.
Dúvidas?
Flexível é o termo, podendo se adaptar a quantidade de servidores disponíveis. Algumas provedoras de cloud podem se integrar ao cluster e usar somente os números de servidores necessários para sua carga, isso faz com que seu custo se torne dinâmico, e durante a noite custe menos, garantido disponibilidade total e ainda gerando mais riqueza ao seu produto.
Há vários tipos de camadas de rede, essa camada gera um overhead na comunicação usando um pouco mais dos recursos do servidor, porém o cluster fica totalmente segura. Esse overhead pode ser suavizado melhorando a qualidade do hardware.
Podemos instalar o cluster diretamente no hardware. Dependendo da carga podemos economizar em até 50%, as vezes usar bare metal é melhor. A AT&T está migrando os clusters dela para usar diretamente no hardware, alcançando uma performance incrível.