NGINX

O que é NGINX?

NGINX, pronunciado “engine-ex,” é um famoso software de código aberto para servidores web lançado originalmente para navegação HTTP. Hoje, porém, ele também funciona como proxy reverso, balanceador de carga HTTP, e proxy de email para os protocolos IMAP, POP3, e SMTP.

O NGINX foi lançado em Outubro de 2004. O criador do software, Igor Sysoev, começou o projeto em 2002 como uma resposta ao problema C10k. O C10k é o desafio de gerenciar 10 mil conexões ao mesmo tempo. Hoje em dia há ainda mais conexões que um servidor gerencia. Por este motivo o NGINX oferece uma arquitetura orientada a eventos e assíncrona, o que o torna um dos servidores mais confiáveis em questão de velocidade e escalabilidade.

Devido a sua habilidade de suportar muitas conexões com alta velocidade, muitos sites de alto tráfego tem utilizado o NGINX. Alguns dos gigantes são Google, Netflix, Adobe, Cloudflare, WordPress.com, e muitos outros.

Dúvidas?

Flexível é o termo, podendo se adaptar a quantidade de servidores disponíveis. Algumas provedoras de cloud podem se integrar ao cluster e usar somente os números de servidores necessários para sua carga, isso faz com que seu custo se torne dinâmico, e durante a noite custe menos, garantido disponibilidade total e ainda gerando mais riqueza ao seu produto.

Há vários tipos de camadas de rede, essa camada gera um overhead na comunicação usando um pouco mais dos recursos do servidor, porém o cluster fica totalmente segura. Esse overhead pode ser suavizado melhorando a qualidade do hardware.

Podemos instalar o cluster diretamente no hardware. Dependendo da  carga podemos economizar em até 50%, as vezes usar bare metal é melhor. A AT&T está migrando os clusters dela para usar diretamente no hardware, alcançando uma performance incrível.